marca

Mantenedor, informe o dados abaixo:

Cadastro
logo_cic
coluneainterna_top

Artesanato

Arte ao alcance de todos!

Artesanato Sergipano O artesanato sergipano é variado e com profundas raízes na história do nosso povo. Mais de 87% dos municípios do estado apresentam alguma produção artesanal. Ao todo, o estado tem mais de 4.700 artesãos cadastrados. Não há muito como fugir, nem motivo para isso, já que o turista encontra de tudo um pouco, do barro à madeira, da palha ao cipó, dos tecidos ao couro. No município de Santana do São Francisco, por exemplo, mais de 70% da população trabalham com artesanato de cerâmica, transformando esta atividade numa das principais da pequena cidade. O destaque, entretanto, fica por conta da Renda Irlandesa de Divina Pastora, pequeno município a cerca de 40 quilômetros da capital. Esta arte popular é agora Patrimônio Cultural Brasileiro, conforme determina ofício do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Renda Irlandesa faz parte dos saberes tradicionais, resgatados pelas rendeiras do interior sergipano com base em tradições seculares trazidas da Europa do século XVII por um grupo de missionárias. As rendas, todas feitas à mão e em grupo, são bastante delicadas e trabalhosas, e, como peças únicas, atingem preços que variam de pouco mais de cem reais (pano de prato) até valores superiores a quatro mil reais (vestido). Normalmente são feitas por encomenda.

Artesanato Sergipano Um passeio pelos mercados municipais de Aracaju, no centro da cidade, pode revelar um mundo de curiosidades, onde o artesanato ocupa lugar de destaque. Estatuetas em argila, pinturas populares, delicadas peças em palha, madeira ou palha de côco, atraem a atenção dos turistas e podem ser adquiridas a preços populares. Aos domingos o mercado ferve e as lojinhas de artesanato são as mais movimentadas. Gente de todo o país e muitos estrangeiros circulam em busca de boas oportunidades e fazem a festa dos artesãos. Na Orla de Atalaia o turista também encontra o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, que concentra várias lojas de artesanato. A partir das 17h00, aos finais de semana, uma feirinha com dezenas de barracas é montada do lado de fora e recebe centenas de visitantes, principalmente os turistas hospedados nos diversos hotéis e pousadas da orla. Aproveite o passeio e conheça também as deliciosas receitas de tapioca (bijú), que podem ser saboreadas nos inúmeros quiosques instalados no entorno. A ARATIP, a associação das artesãs, garante a qualidade e a procedência dos produtos ali comercializados. Aproveite, o local é agradável e permite um belo passeio para toda a família, além de boas compras que ninguém é de ferro!

Artesanato
AFAVOA - ASSOCIAÇÃO DA FEIRA DE ARTESANATO E VARIEDADES DA ORLA DE ATALAIA


Endereço: Av. Santos Dumont, s/nº, 2ª Etapa da Orla de Atalaia, Qd. 14
Bairro: Atalaia - CEP: 49035-730 - Aracaju/SE
Telefone Fixo: (79) 3248-6352 / Plantão (79) 9971-6352 Irleide - Fax: 3
E-mail: irleidealves@gmail.com

FOTOS:
coluneainterna_bottom
abav_se abih_se abrajet abrasel acese cdl_aju cra_se divirta_se sebrae senac shoppingjardins shoppingriomar sindetur_se unit
rodape_conventionbureau

Centro de Convenções de Sergipe
Av. Pres. Tancredo Neves, S/N, CEP 49025-620
Telefax: +55 (79) 3249-4546
Aracaju - Sergipe - Brasil

rodape_agw